Todos sabemos que o atendimento precoce para um deficiente, seja qual for a deficiência, é fundamental para a obtenção de melhores resultados e maiores progressos. No caso da surdez, a imersão da criança surda em um ambiente linguístico rico, no caso, em língua de sinais, vai fazer toda a diferença no seu aprendizado, na sua comunicação e no seu desenvolvimento cognitivo. Há controvérsias sobre a “fase boa” para adquirir linguagem. Muitos pesquisadores falam que até os 5 anos a criança está na melhor época de formação dos conceitos, da linguagem e do pensamento.
A realidade nos mostra que a criança surda, filha de pais ouvintes, tem o primeiro contato com a língua de sinais ao ingressar na escola. E isso pode acontecer aos 5, 6, 7 anos ou mais. Esse tempo perdido dificilmente será recuperado.
O trabalho com bebês surdos é bastante comum nos EUA, onde podemos encontrar muitos DVDs com técnicas de comunicação para pais de bebês surdos.A Escola para Crianças Surdas Rio Branco faz esse trabalho em São Paulo. Mas todas deveriam fazer.
Quem viver….verá. Talvez
Pedagoga com habilitação em Educação de Deficientes da Audio-comunicação. Psicopedagoga e professora de surdos.
Apaixonada por tecnologia assistiva e mídias sociais. Sonhadora, acredita na inclusão, no respeito as diferenças e no direito a igualdade. Viu muita coisa mudar desde que se formou, mas sabe que tem muita coisa a ser feita.
Viajante, mãe da Giulia, chocólatra e adora tomar cafés com ela mesma ou com amigos.