Luvas inovadoras podem ensinar a ler braile em 45 minutos

O aprendizado de qualquer língua é uma tarefa complexa e com o braile não é diferente. Contudo, um experimento realizado no College of Computing, na Georgia Tech, nos EUA, promete tornar as coisas mais fáceis.
Com o auxílio da tecnologia háptica, pesquisadores afirmam ser possível aprender a escrever ou até mesmo a ler em braile em cerca de 45 minutos.
A luva criada por Thad Starner e Caitlyn Seim utiliza um pequeno motor vibrador no punho e é isso que torna o aprendizado do braile possível. Sem precisar prestar atenção de fato nas mãos, a vibração, junto a um áudio com as letras que são escritas, proporcionam um aprendizado praticamente inconsciente. Explicamos: os motores vibram em uma sequência que corresponde ao padrão de uma frase em braile e, ao mesmo tempo, o áudio informa quais são as letras dessa sequência.
Diversos experimentos com a luva foram realizados e, em todos eles, os participantes conseguiram digitar a frase sem o auxílio dos vibradores após passarem pela fase de aprendizado. O mais curioso é que, mesmo distraídos com um joguinho e sem prestar atenção nas vibrações da luva, foi possível aprender as frases e não só reproduzi-las, mas também lê-las.
 
 
 
Via PSFK
Compartilhe e siga:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support