I SEMINÁRIO A INCLUSÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL DA CRIANÇA COM SURDEZ

APRESENTAÇÃO

O I SEMINÁRIO A INCLUSÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL DA CRIANÇA COM SURDEZ tem como tema central refletir sobre a formação e acompanhamento do trabalho realizado com alunos surdos, com vistas ao acesso a uma comunicação efetiva, no entendimento das questões ligadas à cultura surda, à diversidade, às políticas e práticas educacionais, didáticas e acessibilidade.
Sabemos do grande desafio em promover um evento de tal dimensão; entretanto, temos a certeza da contribuição que este trará para os profissionais que atuam no atendimento educacional especializado, nas classes regulares das redes estadual, municipal e particular de ensino, bem como nas escolas especiais, buscando alternativas que possam promover uma cultura de inclusão que respeite as diferenças e reconheça entre elas a importância da Língua Brasileira de Sinais – Libras e do Bilingüismo.
É um momento que oportunizará a comunicação e socialização de experiências educacionais inclusivas, propiciando espaços para reflexões sobre diversidade e seu contexto.

OBJETIVOS
1 – Compartilhar experiências que vêm contribuindo para a construção de práticas sócio-educacionais exitosas na área da surdez.
2 – Articular as políticas e programas que vêm sendo desenvolvidos pelos órgãos governamentais e não governamentais, Instituições de Ensino Superior, Redes de Apoio e Comunidade em Geral.
3 – Discutir o papel da Universidade na formação de profissionais, em atenção ao Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
4 – Debater sobre a importância do ensino bilíngue.
5 – Sensibilizar a comunidade sobre a importância do acesso à informação e comunicação, garantido a equiparação de oportunidades.

PÚBLICO ALVO
Secretários, gestores educacionais, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, tradutores/intérpretes, pesquisadores, pessoas com deficiência, famílias e interessados.

PROGRAMA – 23 de setembro de 2010 (quinta-feira)
8h – Credenciamento
9h – Abertura
Dra Linamara Rizzo Battistella
Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Paulo Renato de Souza Secretário de Estado da Educação
Marcos Belizário Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo
Alexandre Schnneider Secretário Municipal da Educação de São Paulo

9h30 – Mesa Redonda
As políticas educacionais: propostas e soluções.
“Educação de Qualidade: Compartilhando saberes na educação de alunos com surdez e com surdocegueira”
Coordenação de Mesa: Flávio Augusto Werner Scavasin (Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência)
• Cleonice Machado de Pellegrini (Secretária de Educação Especial do Ministério da Educação)
• Maria Elizabete da Costa (Diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado, do Estado de São Paulo)
• Mazé Favarão (Secretaria de Educação do Município de Osasco)

10h45 – Coffee Break

11h – Mesa Redonda
Os novos desafios das instituições educacionais em relação à surdez e bilinguismo.
Coordenação da Mesa: Carla Mauch (Mais Diferença)
• Ronice Muller de Quadros (Universidade Federal de Santa Catarina)
• Maria Cristina da Cunha Pereira (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação-DERDIC)
• Neiva de Aquino Albres (Doutoranda em Educação Especial – Tutora do Letras-Libras Pólo USP)
• José Ednilson Júnior (Bacharelado em Letras Libras – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC / Pólo UFGD)

12h30 INTERVALO

14h – Atividade Cultural
• Rimar Ramalho Segala (Mais Diferenças)

14h30 – Mesa Redonda
Dialogando sobre a interface Cultura, Educação, Saúde, Família, Esporte e Lazer
Coordenação da Mesa: Laila Sankari Camargo Rosa (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED)
• Marina Morettin (Fonoaudióloga – Especialista em Laboratório do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP)
• Shirley Rodrigues Maia (Ahimsa Associação Educacional para Múltipla Deficiência)
• Leland Emerson McCleary (Faculdade de Letras da USP)
• Clélia Regina Ramos (Editora Arara Azul)

15h30 – Mesa Redonda
Experiências de Educação Inclusiva de Alunos Surdos e Formação de Profissionais
Coordenação da Mesa: Generosa Monteiro Ferraz (CAPE/SEESP)
• Keila Cardoso Teixeira (Mestrada em Educação. Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP)
• Héldea Ângela dos Santos Braga (Psicóloga, professora de Língua portuguesa, graduando em Letras/Libras – CBS – Confederação Brasileira dos Surdos)

16h – Coffee Break

16h15 – Mesa Redonda
O Processo Educacional na Visão dos Surdos
Coordenação da Mesa: Geni Aparecida Fávero (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência)
• Anahy Guedes de Mello
• Cláudia Sofia Indalécio
• Daniel Choi
• Neivaldo Augusto Zovico
• Priscilla Gaspar
• Regiane Agrella
• Ricardo Nakasato
• Rimar Ramalho Segala

17h30 – Atividade Cultural
• Nelson Pimenta (ator)

18h30 – Encerramento

Inscrições Gratuitas (Vagas Limitadas) pelo site www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Informações pelo telefone (11) 5212-3765
e-mail eventos@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP
( Acesso: Metrô Barra Funda ou estacionamento particular no Portão 15 )

COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO
Carla Mauch
Elaine Halbercone Bissone
Flávio Augusto Werner Scavasin
Generosa Monteiro Ferraz
Geni Aparecida Fávero
Guacyara Labonia
Laila Sankari Camargo Rosa
Maria da Luz
Mariângela C. Dezotti
Matheus Bueno Valle Machado
Neiva de Aquino Albres
Rimar Ramalho. Segala
Shirley Rodrigues
Vula Maria Ikonomidis

realização: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEDPcD

Apoio:Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED

Compartilhe e siga:

Uma resposta para “I SEMINÁRIO A INCLUSÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL DA CRIANÇA COM SURDEZ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support