Essa vaga não é sua nem por um minuto

vaga estacionamento

Essa vaga não é sua nem por um minuto, mas também não é de um cadeirante.

Vi essa vaga no estacionamento de uma padaria na Avenida Bandeirantes, em São Paulo.

A largura da vaga foge e muito do mínimo estabelecido na legislação.

As vagas para deficientes podem ser de três tipos: paralelas, perpendiculares ou com inclinação de 45o em relação à via de circulação dos automóveis. De acordo com a NBR 9050/04 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos –, a dimensão das vagas é de 2,50 m x 5 m (largura x comprimento), além de contarem com uma faixa de circulação para a cadeira de rodas, disposta lateralmente à vaga. Esta faixa, na cor amarela, tem 1,20 m de largura, sendo que uma única faixa pode ser compartilhada por duas vagas.

Em São Paulo, as dimensões mínimas definidas pelo Código de Obras e Edificações (COE) são: 3,50 m x 5,50 m x 2,30 m (largura x comprimento x altura, no caso de vagas cobertas).

dimensão das vagas

Errei em não tirar a foto mais ampla, mostrando que seria impossível um cadeirante ou uma pessoa usando muletas, subir o obstáculo amarelo à direita, e que logo em seguida havia um declive que impediria da cadeira ficar parada.

Pintar um símbolo no chão ou na porta de um banheiro  não significa que você está tornando o local acessível. Consulte um órgão responsável ou a ABNT NBR 9050-04.

Compartilhe e siga:

2 respostas para “Essa vaga não é sua nem por um minuto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support