Centro Profissionalizante Rio Branco abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional para surdos e deficientes físicos

Sempre com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho por meio de seu programa de capacitação profissional, o CEPRO Rio Branco (Centro Profissionalizante Rio Branco), em uma iniciativa inédita – parceria com o Selurb (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo), Rotary Club e Fundação de Rotarianos de São Paulo -, oferecerá um programa de aprendizagem profissional destinado especificamente a surdos e pessoas com deficiência física. “Trata-se de um programa profissionalizante que terá a duração de um semestre e que será adaptado para a realidade do surdo e do deficiente físico”, afirma Susana Penteado, coordenadora do CEPRO Rio Branco.

De acordo com a coordenadora, serão destinadas 20 vagas para surdos e 20 para deficientes físicos. O curso possui o mesmo conteúdo do programa de aprendizagem profissional já oferecido na instituição, baseado na Lei do Aprendiz – 10.097. Nele, os jovens passam por 400 horas de aula para desenvolver habilidades para a vida, noções administrativas e de atendimento, aprender informática e reforçar os conhecimentos de Português e Matemática.

O diferencial do curso está na maneira como ele será ministrado em cada um dos grupos. “No caso dos surdos, além de utilizarmos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em sala de aula, vamos explorar uma das potencialidades do surdo que é a percepção visual apurada”, explica.

Para as pessoas com deficiência física é garantida a total acessibilidade do prédio das Faculdades, que não apresenta barreiras arquitetônicas. Este diferencial contribui para o bom atendimento a cadeirantes, muletantes e pessoas com mobilidade reduzida. “Nosso foco é atender esta população, que tem empregabilidade garantida nas empresas, devido à lei de cotas”.

Susana destaca ainda que o fortalecimento da autoestima é outro item que deverá compor o cotidiano das novas turmas do Cepro. “Nosso propósito é capacitar os participantes fortalecendo sua identidade e potencialidades”.

Para participar das novas turmas do CEPRO é importante que o interessado tenha concluído o Fundamental I (a 4ª série) e que tenha idade mínima de 16 anos. O curso é gratuito, ocorrerá no período da tarde (das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, nas Faculdades Integradas Rio Branco – R. Capitão José Inácio do Rosário, 133 – Lapa – SP) e contará com um processo seletivo.

O Cepro está localizado na Rodovia Raposo Tavares, km 24, na Granja Vianna em Cotia e tem um núcleo nas Faculdades Integradas Rio Branco, (na Lapa de Baixo). Interessados em conhecer a instituição e contratar os jovens, podem entrar obter mais informações no site www.cepro.org.br ou pelo 11 4613-8480.

Compartilhe e siga:

2 respostas para “Centro Profissionalizante Rio Branco abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional para surdos e deficientes físicos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support