Você quer aprender Libras?
Tenho uma dica: comece assistindo vídeos de aulas de Libras. Memorize os sinais, treine. No começo dói os dedos, a mão, o cotovelo fica virado para fora, você inverte o sentido da mão, troca os dedos e não usa expressões faciais e corporais. Tudo isso faz parte do aprendizado. Não desista. Insista.
Um vocabulário básico é indispensável para iniciar uma comunicação. Além do conhecimento de conceitos como surdo, deficiente auditivo, língua e linguagem.
A Libras tem suas regionalidades. Portanto um sinal usado em São Paulo poderá não ser o mesmo usado em Minas Gerais ou em Porto Alegre. Quanto mais variações você souber do mesmo sinal, melhor a sua comunicação. Como toda língua é importante o contato com pessoas que a utilize com fluência e no caso da Libras geralmente é um surdo, mas pessoas ouvintes que participam da comunidade surda e mantenham contato frequente com surdos podem ser fluentes e atualizados com novos sinais.
A Profa. Ma. Débora Rodrigues Moura trabalhou comigo e além da fluência tem o conhecimento técnico e nesse período de pandemia (diante das aulas de ensino remoto), ela gravou alguns vídeos referentes ao ensino de Libras para ouvintes. Recomendo. E tem exercícios!!!!
Inscreva-se no canal A Inclusão em Foco
Pedagoga com habilitação em Educação de Deficientes da Audio-comunicação. Psicopedagoga e professora de surdos.
Apaixonada por tecnologia assistiva e mídias sociais. Sonhadora, acredita na inclusão, no respeito as diferenças e no direito a igualdade. Viu muita coisa mudar desde que se formou, mas sabe que tem muita coisa a ser feita.
Viajante, mãe da Giulia, chocólatra e adora tomar cafés com ela mesma ou com amigos.