Educadores e outros interessados na inclusão escolar de estudantes com deficiência já encontram um espaço de formação online sobre o tema. Trata-se da versão a distância (EAD) do Portas abertas para a inclusão, curso de educação física inclusiva desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) em parceria com o UNICEF Brasil e a Fundação FC Barcelona. O curso é totalmente gratuito, conta com emissão de atestado e não exige pré-requisitos, nem a presença física em aulas.
TEM INTERESSE EM PARTICIPAR? INSCREVA-SE PELO ENDEREÇO
https://portasabertasparainclusao.org/ead/login/
Com 40h de duração, o Portas abertas EAD é composto por textos e videoaulas sobre a teoria e a prática da educação inclusiva. Apesar de ter como foco a educação física, o curso aborda diversos temas da inclusão escolar no Brasil, como histórico e legislação, acessibilidades e práticas inclusivas. Por isso, pode ser cursado por professores de todas disciplinas, gestores escolares, familiares e demais interessados em inclusão de pessoas com deficiência na escola.
Os sete módulos que compõe o curso são independentes. Isto é, cada participante decide em que ordem estudar e em quanto tempo. Ao final, são oferecidas orientações metodológicas para o desenvolvimento de um projeto de intervenção. Cumpridas todas as etapas, o IRM emite um atestado de participação.
O Portas abertas EAD é totalmente acessível e conta com recursos de Língua brasileira de sinais (Libras), legendas e audiodescrição.
Assista ao histórico da iniciativa deste curso: https://www.youtube.com/watch?v=oR52CqvkF-E&feature=player_embedded
Pedagoga com habilitação em Educação de Deficientes da Audio-comunicação. Psicopedagoga e professora de surdos.
Apaixonada por tecnologia assistiva e mídias sociais. Sonhadora, acredita na inclusão, no respeito as diferenças e no direito a igualdade. Viu muita coisa mudar desde que se formou, mas sabe que tem muita coisa a ser feita.
Viajante, mãe da Giulia, chocólatra e adora tomar cafés com ela mesma ou com amigos.