Surdolimpíadas
Localização: Samsun Turkey (TUR)
Data de início: 18 de julho de 2017
Data de encerramento: 30 de julho de 2017
Nações: 80
Atletas: 2335 Homens: 1532 Mulheres: 803
Disputada pela primeira vez em 1924, na França, a olimpíada destinada exclusivamente a atletas surdos, foi inaugurada com nome “Jogos Internacionais Silenciosos”. O torneio, assim como outros campeonatos mundiais, ocorre a cada quatro anos. Desta vez, a disputa inclui 22 modalidades esportivas.
A primeira participação do Brasil foi em 1993, na Bulgária. Na última edição, em 2013, a delegação brasileira, conquistou quatro medalhas — uma de prata e três de bronze.
Guilherme Maia conquistou o ouro na natação nos 200 m livre e bronze no 100 m livres. As outras medalhas foram levada por Heron Rodrigues, no caratê, Alexandre Fernandes, no judô e a Seleção Brasileira de Futebol Feminino para surdos que disputou o bronze com a seleção da Grã Bretanha e ficou com o título depois de vencer por 2 a 1.
A delegação brasileira é composta por 140 pessoas, sendo que 99 são atletas que competem em 14 modalidades. No total, 2.307 atletas.

Sobre o Logo
Para o olho inexperiente, um rápido olhar para o logotipo do 23º verão Deaflympics, pode ser apenas um traço de arte simples, mas ousado; Um pictograma retratando uma mão vermelha segurando um galho de folhas coloridas.
No entanto, para aqueles que examinam de perto e especialmente se eles já conhecem o valor e o objetivo da competição esportiva internacional, o logotipo pode ser imediatamente identificado como um símbolo apropriado para Deaflympics.
Além disso, para aqueles que têm conhecimento cultural e histórico da cidade e do país anfitrião, o símbolo notará ter uma dimensão adicional que mostra que o Deaflympics está sendo realizado em Samsun, na Turquia.
Em suma, o pictorgram principal é uma combinação habilidosa e graciosa de todos os elementos simbólicos enrolados em uma forma que, alternativamente, representa uma mão, uma chama, uma flor e um pássaro.
Quando visto como uma forma de mão com o dedo indicador pressionado contra o polegar, simboliza a comunicação da língua de sinais.
O outro propósito do dedo e do polegar é segurar um galho frondoso. Representa um ramo de oliveira. As cores das folhas combinam com as encontradas nos anéis da Olimpíada. Ele simboliza a união das nações em paz e amizade durante a competição dos Jogos.
Então, a visão da mão muda. Representa o famoso fogo das Olimpíadas.
Quando visto como uma flor, está em uma forma de tulipa. As tulipas são nativas da Turquia e eram importantes para a cultura turca desde a era do Império Otomano.
Por último, mas não menos importante, a outra forma que o logotipo pode ser visto é um pássaro, o faisão. Como parte de um projeto “Programa de Apoio à Vida Selvagem com Faisão” desde 1969, Samsun criou e criou mais de 100.000 faisões e os liberou para a vida selvagem. Isso fez do faisão o símbolo da cidade.

Pedagoga com habilitação em Educação de Deficientes da Audio-comunicação. Psicopedagoga e professora de surdos.
Apaixonada por tecnologia assistiva e mídias sociais. Sonhadora, acredita na inclusão, no respeito as diferenças e no direito a igualdade. Viu muita coisa mudar desde que se formou, mas sabe que tem muita coisa a ser feita.
Viajante, mãe da Giulia, chocólatra e adora tomar cafés com ela mesma ou com amigos.